Conheça a importância da caldeira flamotubular no agronegócio

jul 13, 2021 | Biomassa, Caldeiras | 0 Comentários

Diante da importância para a economia nacional, o agronegócio tem conquistado níveis tecnológicos cada vez mais elevados, sempre buscando a melhoria na produtividade e na qualidade dos produtos. Um dos principais avanços das agroindústrias é o uso da caldeira flamotubular.

Cabe às caldeiras flamotubulares produzir e acumular vapor sob alta pressão. Este, por sua vez, pode ser aplicado em muitas indústrias com atividades ligadas ao agronegócio, permitindo que os processos de produção sejam realizados com eficiência.

Veja como funciona uma caldeira flamotubular e entenda qual é a real importância desse tipo de gerador de vapor para agroindústrias.

 

Caldeira flamotubular: Grande parceira de agroindústrias

A caldeira flamotubular (ou fogotubular) é um equipamento muito utilizado em diversas indústrias, inclusive do agronegócio, que objetiva gerar energia para variados processos.

Nas caldeiras com essa configuração, os gases quentes da combustão circulam no interior de tubos 

que atravessam o reservatório de água que, ao ser aquecida, irá produzir vapor e, consequentemente, energia.

Como característica, uma caldeira flamotubular tem capacidade restrita à pressão máxima de 20 kgf.cm-2 e produção de 30 ton.h -1, são também mais econômicas que as caldeiras aquatubulares, visto que, até 20t.h -1 de geração de vapor, o custo é menor.

De forma geral, toda caldeira flamotubular é também caracterizada por ser compacta, com processo relativamente simples. Por isso, é amplamente utilizada na agroindústria, permitindo que o agronegócio seja bastante beneficiado com esse tipo de equipamento.

Caldeira flamotubular  | Engecass vapor

Caldeira flamotubular | Engecass Vapor

Onde a caldeira flamotubular é mais adotada no agronegócio?

Na agroindústria, as caldeiras flamotubulares podem ser utilizadas para alimentar máquinas térmicas, autoclaves na esterilização de materiais diversos, no cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos. Também permitem a oferta de calor para realizar a secagem de grãos.

Assim, os seguintes segmentos são os maiores beneficiados no uso desse equipamento:

  • Indústria de papel e celulose;
  • Indústria de ração animal, em processos de peletização;
  • Indústria de subproduto, como reciclagem animal;
  • Indústria de beneficiamento de grãos;
  • Indústria madeireira;
  • Indústria de sericultura;
  • Indústria de açúcar e álcool;
  • Destilaria e Cervejaria, e muitas outras agroindústrias

Nestes tipos de agroindústrias, o uso de uma caldeira flamotubular permitirá maior ganho em eficiência, principalmente naqueles processos que requerem quantidade suficiente de vapor, seja para a devida retirada de excesso de água das matérias-primas (secagem de grãos ou de madeira), seja para gerar vapor para oferecer energia para funcionamento de outros maquinários.

 

Caldeira flamotubular à biomassa: benefícios em diversos aspectos

Outra importância significativa de uma caldeira flamotubular no agronegócio é o uso da biomassa como combustível. O interessante é que esse combustível é produzido, por vezes, pela própria agroindústria, resultando em ganhos econômicos e logísticos para o setor.

No Brasil, parte importante da biomassa utilizada na geração de energia é derivada do setor sucroalcooleiro (bagaço de cana), já que a quantidade desse tipo de resíduo gerada pelo uso da cana-de-açúcar é grande. Com isso, os ganhos nesse ambiente serão significativos.

No país, há também madeireiras, serrarias e fábricas de móveis que utilizam a madeira para fins não energéticos, produzindo uma grande quantidade de resíduos de madeira em diferentes tamanhos. Quando transformados em cavaco, os mesmo podem ser aproveitados como combustível na caldeira flamotubular para obtenção do vapor.

Assim, além do ganho econômico, esse procedimento oferece benefícios de ordem ambiental. Pode também alcançar lugares onde há deficiência energética.

Dessa forma, os resíduos gerados servem como fonte energética para aumentar a própria produção das agroindústrias.

Portanto, pensar no uso da biomassa para a geração de energia em uma caldeira flamotubular pode ser preponderante para o maior crescimento do agronegócio brasileiro, potencializando a imagem no exterior como produtor de energia renovável.

 

Quer saber mais sobre caldeiras flamotubulares? Preencha esse formulário,  a equipe da Engecass entrará em contato com você.

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça a divisão vapor! | Baixar Catálogo | Engecass Vapor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Ebook

Conheça a cogeração de energia a partir da biomassa

Catálogo de Produtos Engecass Divisão vapor

Catálogo Engecass VaporConheça nossa linha completa!