Caldeira Industrial: Conheça as vantagens e saiba como escolher

dez 17, 2020 | Caldeiras | 0 Comentários

A caldeira industrial é um equipamento essencial no setor fabril, responsável por produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando para isso a queima de uma ampla variedade de combustíveis.

Mas, a escolha da caldeira industrial representa um processo que envolve cuidados para que a mesma ofereça o que cada empresa realmente necessita.

Entenda as principais razões para ter uma caldeira industrial e veja quais são os pontos que precisam ser considerados para escolher aquela que atenda às necessidades.

Por que ter uma caldeira industrial?

A caldeira a vapor industrial é um equipamento térmico, cuja função é transformar água em vapor, através da queima de diferentes combustíveis.

Por esse processo de vaporização da água, os mais diversos segmentos fazem uso das caldeiras industriais nos processos produtivos, como: frigoríficos, madeireiras, laticínios, termelétricas, indústria do petróleo, alimentos em geral, metalúrgicas, têxtil e muitas outras.

O vapor gerado por uma caldeira industrial será utilizado para energizar e movimentar diversas máquinas, além de também poder auxiliar em processos de esterilização e limpeza, necessidades imprescindíveis em indústrias mais específicas.

Neste cenário, há basicamente duas variações de caldeiras industriais: Caldeiras flamotubulares e caldeiras aquatubulares.

A caldeira flamotubular é mais comum e por isso mais utilizada. Ela aceita diferentes tipos de combustíveis, apresenta fácil manutenção e é ideal para processos que exigem menores volumes de vapor, promovendo produtividade mais otimizada.

Já a caldeira aquatubular é pouco utilizada em razão das especificidades. Mesmo assim, torna-se essencial quando há a necessidade de maior quantidade de vapor e de calor, como é o caso das usinas termoelétricas.

O que considerar para realizar a escolha de uma caldeira industrial?

O ato de adquirir uma caldeira industrial é parte importante do investimento em equipamentos dentro da indústria. Por essa razão, a escolha deve ser realizada da forma mais assertiva possível.

Para não errar neste aspecto, alguns pontos precisam ser considerados, tais como:

Quais são as necessidades da indústria?

A primeira medida que todo gestor de uma indústria deve tomar é saber identificar qual será o uso da caldeira industrial dentro do processo, ou seja, para qual função a mesma irá se enquadrar dentro da indústria.

Será usada para calefação, para produção de energia ou produção de vapor para movimentação? Responder essa questão será o ponto de partida para a escolha da caldeira industrial que mais atenda às necessidades.

Qual é o combustível mais abundante na região?

A segunda questão na escolha da melhor caldeira industrial é fazer um levantamento de qual combustível é mais abundante na região. Há locais com alta disponibilidade de lenha, cavaco ou serragem, e outras têm mais bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz ou alta disponibilidade de gás natural.

Fazer esse levantamento é bastante importante, pois influenciará na escolha da caldeira industrial com características específicas.

Qual será a necessidade de produção de vapor da indústria?

Definir qual é a capacidade (potência) exigida para a caldeira é parte fundamental do processo de escolha, influenciando diretamente no funcionamento e nos custos da indústria.

O correto dimensionamento da caldeira industrial também é importante quanto à relação de custo-benefício. Caldeiras mal dimensionadas ficarão ociosas – quando a capacidade é muito maior que a necessidade – ou limitantes – quando a necessidade energética supera a capacidade do equipamento.

Além disso, a indústria deve sempre pensar na possibilidade de expansão futura, com esse fator sendo muito importante para a continuidade do processo produtivo.

Qual é o espaço físico disponível na indústria?

Cabe ao gestor escolher entre caldeiras industriais horizontais e verticais. Por isso, saber qual é a disponibilidade de espaço físico representa um cuidado importante na escolha.

Com o avanço tecnológico dentro do setor, as caldeiras mais comuns estão mais compactas, mas mesmo assim vale considerar qual será o espaço onde ela será instalada, evitando surpresas desagradáveis.

Quer escolher a melhor caldeira industrial? Escolha a Engecass Caldeiras

Com as considerações apresentadas, chega o momento de escolher o fabricante ideal! Neste caso, a Engecass Caldeiras será a melhor escolha. A empresa cuida para que tudo seja feito com qualidade, segurança e durabilidade, com cada projeto sendo único.

As caldeiras Engecass são projetadas de acordo com o Código ASME – Seção I Power Boiler, de acordo com a ABNT e Norma Regulamentadora Brasileira em toda a concepção.

Por fim, a Engecass fabrica as caldeiras para os diversos tipos de combustíveis. Como características diferenciadas, proporcionam:

  • Maior área de troca térmica;
  • Totalmente automatizadas;
  • Rápida resposta às variações do processo produtivo;
  • Altas eficiências térmicas e confiabilidade operacional;
  • Baixos custos de operação e instalação.

Gostou e quer saber mais sobre as caldeiras industriais Engecass? Então confira os modelos oferecidos pela empresa.

Catálogo divisão vapor da Engecass | Baixar catálogo | Engecass Vapor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Ebook

Conheça a cogeração de energia a partir da biomassa

Catálogo de Produtos Engecass Divisão vapor

Catálogo Engecass VaporConheça nossa linha completa!