Caldeiras: Conheça as indústrias que utilizam este equipamento

maio 23, 2022 | Caldeiras, Cogeração de energia, indústria, Informações, processos | 0 Comentários

Muito se discute sobre a necessidade de diversos equipamentos em uma indústria. Mas, dentre eles, as caldeiras a vapor são imprescindíveis. Cabe a ela gerar vapor, sob altas temperaturas e com a máxima segurança.

Assim, com maior ou menor necessidade, as indústrias dependem do uso do vapor gerado pelas caldeiras. Mas você sabe quais são as indústrias que mais dependem e usam caldeiras a vapor? 

Confira no artigo de hoje do Blog da Engecass e descubra.

 

Indústria farmacêutica e de alimentos: Grandes usuárias de caldeiras

Seja em maior ou menor escala, praticamente todo tipo de empreendimento industrial depende das caldeiras na geração de vapor de seus processos. 

Mas há dois tipos de indústrias que merecem atenção: a indústria farmacêutica e a indústria de alimentos.

 

Indústria farmacêutica 

Um processo bastante comum da indústria farmacêutica é a necessidade de esterilização dos equipamentos e do ambiente de produção e nada melhor do que utilizar o vapor gerado pelas caldeiras.

Por isso, o uso das caldeiras neste setor é fundamental. Mas deve-se usar um vapor específico nessa função, conhecido como vapor puro. Este tipo de vapor possui as qualidades e características necessárias para esse tipo de atividade industrial.

O vapor puro gerado em caldeiras será utilizado na esterilização de tanques, filtros e sistemas de tubulação. Também será usado para umedecer o ar em sistemas de salas limpas.

 

Indústria de alimentos

Nas indústrias de alimentos, as caldeiras são utilizadas para gerar vapor em uma variedade de processos térmicos, destinados principalmente à esterilização comercial dos alimentos.

Há ainda muitos outros setores que também usam caldeiras na área de alimentos. Esse é o caso da indústria de laticínios e processamento do leite (na pasteurização, por exemplo), além da indústria frigorífica.

Na indústria de alimentos, as caldeiras serão utilizadas também para ações de aquecimento, esterilização, higienização, conservação de produtos, além da geração de energia.

 

Demais tipos de indústrias que dependem de caldeiras em seus processos

Além da indústria de alimentos e farmacêutica, dispor de caldeiras será necessário em muitos outros tipos de indústrias. Veja:

Indústria madeireira

Nas indústrias destinadas ao processamento da madeira, as caldeiras têm grande importância. Dentre as muitas funcionalidades do setor, caberá à caldeira fornecer o calor necessário para estufas de secagem da madeira.

Vale lembrar que a secagem da madeira ajuda a definir a qualidade e durabilidade das peças produzidas, tais como placas, laminados, compensados, entre outros, ou seja, o vapor adquire grande importância.

 

Indústrias de laticínios

Como já falamos anteriormente, a indústria de laticínios é mais um setor que depende bastante das caldeiras para sua operação.

Na indústria de laticínios, as caldeiras são demandadas nas etapas do processamento do leite, como é o caso da: 

  • Pasteurização; 
  • Esterilização de recipientes; 
  • Fabricação de creme de leite;
  • Processos de fermentação (produção de queijos, iogurtes e requeijões);
  • Aquecimento de tanques de água;
  • Limpeza geral das dependências e utensílios utilizados.

 

Indústria têxtil

Nas indústrias têxteis, o processo de tingimento é bastante comum e, para sua realização, o uso do calor é imprescindível.

Dessa forma, este tipo de indústria exige grandes quantidades de vapor para aquecer a água e promover alvejar e tingir tecidos. Também há a necessidade de vapor para realização da secagem das peças em estufas.

 

Indústria de petróleo e derivados

Nas indústrias onde é usado “óleo combustível pesado”, o aquecimento das tubulações e reservatórios de óleo é uma necessidade para que ele flua livremente e proporcione uma boa combustão.

Além do mais, trocadores de calor, torres de fracionamento e destilação, fornos, vasos de pressão, reatores e turbinas são também equipamentos na indústria de petróleo que dependem do calor gerado pelas caldeiras.

 

Termelétricas

Nas usinas termelétricas, as caldeiras são fundamentais. Basta conferir o princípio de funcionamento de uma termelétrica e entender essa importância.

Uma usina termelétrica engloba basicamente três etapas.

A primeira etapa consiste basicamente na queima de um combustível, transformando a água em vapor (função da caldeira). Posteriormente há a utilização deste vapor que, em alta pressão, gira uma turbina, acionando um gerador elétrico.

Por fim, o vapor é condensado, transferindo o resíduo de sua energia térmica para um circuito independente de refrigeração, onde a água retorna para a caldeira, completando o ciclo. 

Além dessas indústrias citadas, as caldeiras são necessárias em hospitais, hotéis, graxarias de frigoríficos, lavanderias e cozinhas industriais.

 

Conheça as melhores caldeiras do mercado. Acesse o site da Engecass e conheça nossos produtos.

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça a divisão vapor! | Baixar Catálogo | Engecass Vapor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Ebook

Conheça a cogeração de energia a partir da biomassa

Catálogo de Produtos Engecass Divisão vapor

Catálogo Engecass VaporConheça nossa linha completa!