Cogeração de energia utilizando caldeira a biomassa

nov 19, 2020 | Biomassa, Cogeração de energia | 0 Comentários

Considerada a terceira fonte energética mais utilizada no Brasil, a geração de energia a partir da biomassa vem rapidamente ganhando espaço no país, com grandes perspectivas de crescimento, principalmente na área de cogeração de energia a partir da utilização da caldeira a biomassa.

Por definição, a cogeração de energia é a geração simultânea de energia térmica e mecânica a partir do mesmo combustível (gás natural, resíduos de madeira, casca de arroz, bagaço da cana, etc).

Diante desse potencial, muitas empresas e setores estão investindo na cogeração de energia a partir de resíduos da biomassa como estratégia para autossuficiência energética e para aumento das receitas.

Por isso, vale conhecer o verdadeiro potencial da cogeração de energia no Brasil, as principais vantagens e a importância de uma caldeira a biomassa nesse processo.

 

Cogeração de energia e seu rápido crescimento no Brasil

O uso de biomassa na produção de energia é uma prática cada vez mais recorrente no Brasil, tanto que a curto prazo as perspectivas são animadoras e otimistas, com grande potencial de crescimento.

A boa perspectiva da energia de biomassa se deve à descoberta dessa fonte energética por parte das indústrias, onde algumas delas já adotam caldeiras a biomassa para produzir a própria energia limpa, em substituição aos combustíveis fósseis.

Neste cenário, o crescimento do setor se dará a partir da modernização do processo de cogeração de energia, que rapidamente está evoluindo. Os equipamentos usados para melhor aproveitamento da biomassa estão cada vez mais tecnológicos, aumentando consequentemente a eficiência e reduzindo de custos.

Além disso, de acordo com especialistas, o mercado possui um potencial de crescimento de até 60% nos próximos anos. Prova disso é um levantamento da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

O levantamento aponta que a matriz energética brasileira utiliza 43,5% de biomassa, enquanto a média mundial é de apenas 14%. Já o sistema de cogeração, a partir desse insumo, é responsável por 8,2% da energia elétrica consumida no Brasil, muito mais que a média mundial, que é de apenas 2,3%.

 

Como funciona a cogeração de energia a partir da biomassa?

A cogeração de energia é definida como um processo de transformação de uma forma de energia em mais de uma forma útil, seja elétrica, mecânica ou de tração. O princípio básico é semelhante aqueles onde se empregam turbinas a vapor, no caso das máquinas térmicas.

Sendo assim, o processo de cogeração consiste na queima da biomassa em caldeiras para a geração de vapor que, a partir da alta pressão e saturação do vapor, gira uma turbina acoplada a um gerador, permitindo que a máquina elétrica gere energia e abasteça eletricamente a unidade industrial. Já o excedente será exportado através de uma subestação conectada ao sistema elétrico.

Por outro lado, o vapor proveniente da rotação da turbina sai em baixa pressão, sendo utilizado no aquecimento do caldo ou no processo de destilação por meio de uma turbina de contrapressão.

Esse sistema possui ainda a turbina do tipo condensação, que condensa o vapor que sai do efeito de rotação da turbina em um condensador acoplado abaixo dela, fazendo que o vapor seja condensado e possa ser reutilizado.

Posteriormente é rebombeado para o balão da caldeira, completando o ciclo fechado do vapor.

[eBook] Conheça a cogeração de energia a partir da biomassa | Baixar eBook Grátis | Engecass Vapor

Principais benefícios da cogeração de energia

A utilização da biomassa para a geração de energia em processos industriais vem ganhando cada vez mais importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Esse avanço se dá em razão das vantagens que esse processo traz.

Dentre as vantagens da cogeração, é possível destacar:

  • Alta competitividade em relação ao custo de produção;
  • Redução das emissões de gases do efeito estufa. Principalmente devido ao fato de a biomassa ser um combustível renovável e reduzir as emissões de CO2;
  • Facilidade de transporte e manuseio;
  • Geração de emprego e renda, pois é destinado à ampliação e uso sustentável das culturas e florestas plantadas, trazendo benefícios econômicos à região produtora;
  • Permite a oferta de mais um produto para o setor sucroenergético, elevando sua competitividade;
  • Cria maior confiabilidade e segurança energética para os grandes centros consumidores (Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste);

Por fim, a cogeração permite que a indústria consiga reduzir seu impacto ambiental, já que o consumo de combustíveis fósseis tende a diminuir.

 

Caldeira a biomassa: grande aliada da cogeração de energia

As caldeiras a biomassa são as principais responsáveis por transformar o insumo em energia térmica para os processos industriais. Entretanto, por muito tempo, foram consideradas pouco eficientes, com poder calorifico baixo e alto consumo de combustível.

Mas, nos últimos anos, os ganhos tecnológicos no setor vêm avançando rapidamente, com a caldeira a biomassa ficando cada vez mais eficiente, queimando os mais variados tipos de biomassa e oferecendo um melhor aproveitamento do combustível.

Este é o caso da Engecass Caldeiras, que tem em seu portfólio modernas caldeiras que utilizam a biomassa como combustível principal. Para oferecer o melhor equipamento aos clientes, a Engecass cuida de toda a fabricação dos equipamentos, levando durabilidade, segurança e inovação, inclusive para os processos de cogeração. Vale a pena conhecer o portfólio.

Quer saber mais? Então baixe nosso e-book e conheça o potencial da cogeração de energia a partir da biomassa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Ebook

Conheça a cogeração de energia a partir da biomassa

Catálogo de Produtos Engecass Divisão vapor

Catálogo Engecass VaporConheça nossa linha completa!