O principal objetivo do avanço tecnológico é deixar as empresas mais eficientes. E um dos desafios mais discutidos hoje em dia é como aumentar a eficiência energética na Indústria 4.0.
O sucesso de uma indústria inteligente está diretamente relacionado com sua operação racional e seu consumo sem desperdícios.
Portanto, a eficiência energética na indústria 4.0 passa necessariamente pelo uso da energia de modo sustentável e renovável.
Neste artigo nós vamos ver como colaborar para isso e quais ações já estão dando resultado. Acompanhe os tópicos que vamos abordar:
- O desperdício na indústria brasileira
- Automação, otimização e lucratividade
- Que ações podem aumentar a Eficiência Energética na Indústria 4.0?
- Novos desafios da Indústria
- Os benefícios da integração
- O papel das caldeiras na Eficiência Energética da Indústria 4.0
- Solução simples e resposta rápida
- Conclusão
O desperdício na indústria brasileira
Vários indicativos mostram que a indústria é o setor que mais consome energia no Brasil.
Segundo a EPE, Empresa de Pesquisa Energética, com dados divulgados em 2020, a indústria responde por mais de 30% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida no país.
Por outro lado, esta mesma indústria é a que mais desperdiça, de acordo com a CNI, Confederação Nacional das Indústrias. Estudos apontam que 42% da energia consumida pelo setor são perdidos.
Estes dados estão publicados no site da ABERJE, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Automação, otimização e lucratividade
Atualmente, fica difícil para uma indústria se viabilizar sem um mínimo de automação.
Uma vez que a lucratividade depende do grau de excelência de cada processo produtivo, seja ele unitário ou em conjunto na cadeia de valor.
Inegavelmente, não é raro encontrar grandes linhas de produção, com volumes imensos, mas que não atingem o nível de lucratividade esperado.
Portanto, o lucro não está somente na automação, mas também na capacidade dela de otimizar os processos, para que eles sejam lucrativos.
Que ações podem aumentar a Eficiência Energética na Indústria 4.0?
Todos os setores da sociedade estão sendo impactados pelos avanços tecnológicos.
A digitalização dos processos e a Internet das Coisas estão criando um novo formato de produção nas indústrias, iniciando um processo de Transformação Digital.
Esta Revolução Industrial envolve pessoas, processos e tecnologias, que estão migrando do mundo analógico para o mundo digital.
Só para exemplificar, veja a instalação de sensores capazes de medir o consumo de energia em máquinas, por meio da Internet das Coisas.
Eles permitem identificar quaisquer desvios no consumo energético, evitando o desperdício, que é o maior de todos os problemas da indústria.
Novos desafios da Indústria
Algumas ações já começam a dar resultados nessa nova jornada, tais como:
- Avançar na digitalização, para acelerar o uso de formas de energia limpa, sustentável e renovável: biomassa, fotovoltaica, eólica…
- Adotar ferramentas inteligentes para monitoramento e tomadas de decisões, integradas com a gestão da energia, criando um BI mais eficiente.
- Integrar toda a Cadeia de Valor da Indústria, fazendo a Transformação Digital através das pessoas, para consolidar uma produção mais sustentável.
Os benefícios da integração
As ações em busca da eficiência energética na Indústria 4.0 promovem um número significativo de benefícios em diversas áreas:
- Melhor aproveitamento do custo de energia,
- Maior vida útil dos ativos de transformação energética,
- Melhor aproveitamento da manutenção industrial e análise prescritiva,
- Análise estratégica do uso energético, para melhoria contínua e aprimoramento de fontes de energia limpa,
- Uso energético de acordo com a necessidade, usando IA, Inteligência Artificial.
O papel das caldeiras na Eficiência Energética da Indústria 4.0
Como pode-se depreender, economizar energia e otimizar a utilização dos recursos são a base da eficiência energética na Indústria 4.0.
Isso envolve buscar soluções energéticas, melhorando a qualidade da queima de combustíveis, principalmente os renováveis, como a biomassa.
Por isso, cresce a procura por caldeiras industriais modernas e bem equipadas, que tornam todo esse processo bem mais eficiente, econômico e produtivo.
Solução simples e resposta rápida
Nesse sentido, a utilização das caldeiras para a eficiência energética na Indústria 4.0 é a maneira mais simples e eficaz de fazer economia e conter as perdas.
A digitalização (big data, Internet das coisas, sistemas de integração, etc) associada a caldeiras industriais de alta performance é fundamental para a garantia de uma eficiência energética mais adequada.
A Engecass Caldeiras está com você neste desafio. Ela tem experiência de mais de três décadas ajudando as indústrias a otimizar a eficiência energética.
As caldeiras são fabricadas com chapas e tubos de aço qualificados pelos maiores fabricantes nacionais e componentes de controle, operação e segurança internacionalmente reconhecidos.
São equipamentos robustos, de operação confiável e com alto rendimento, maior área de troca térmica, resposta rápida às variações do processo produtivo e totalmente automatizados.
Conclusão
O setor industrial é o que mais consome e, ao mesmo tempo, o que mais desperdiça energia no Brasil.
Otimizar o processo produtivo é um dos principais pilares da eficiência energética na indústria 4.0. Isso significa aproveitar ao máximo a energia utilizada e diminuir as perdas.
Para isso, é preciso analisar os processos de produção, identificar possíveis melhorias e buscar soluções energéticas eficazes, como o uso das caldeiras industriais.
Entre em contato com a Engecass Caldeiras e coloque sua indústria no caminho do futuro.
0 comentários