Como a estufa para secar madeira pode aumentar a eficiência de secagem?

abr 23, 2021 | Estufa de secagem | 0 Comentários

Dentre os mais diversos materiais usados pelo homem, a madeira tem papel de destaque, principalmente pelas propriedades físico-mecânicas que permitem o uso em uma variada gama de aplicações e ambientes. Dessa forma, uma estufa para secar madeira representa um método imprescindível.

Ao utilizar uma estufa para secar madeira, a indústria terá uma melhora significativa nas propriedades físicas, mecânicas, térmicas e acústicas, garantindo padrão de qualidade e maior valor agregado ao produto final.

Por isso, vale entender as características mais marcantes das estufas para secar a madeira, assim como o funcionamento destas nas estratégias para aumentar a eficiência de secagem.

 

Por que promover a secagem da madeira?

Na indústria madeireira, a secagem da madeira representa uma das etapas mais importantes para que todos os processos subsequentes sejam melhor realizados. Exatamente por isso essa etapa deve merecer especial atenção.

Se a retirada da umidade ocorrer da forma devida, ou seja, com o equipamento certo, no tempo e nas temperaturas ideais, a indústria se beneficiará. Caso contrário, diversos problemas podem danificar a matéria-prima e consequentemente o processo de produção.

Dentre as principais vantagens da secagem, é importante ressaltar:

  • Redução do peso e do custo com transporte e manuseio da madeira;
  • Maior resistência mecânica da madeira, reduzindo o efeito de contração e inchamento quando em condições normais de uso;
  • Redução dos riscos de ataques de fungos manchadores;
  • Melhora das propriedades de isolamento térmico e elétrico do material.

 

Precisa de eficiência de secagem? Então tenha uma boa estufa para secar madeira!

O processo de secagem da madeira pode ser realizado de duas formas básicas:

  1. Sob condições naturais (ao ar livre);
  2. Secagem forçada, com o uso de estufas de secagem ou secadores.

Para alcançar maior eficiência de secagem, o uso de estufas é uma estratégia, principalmente para reduzir o período de tempo de secagem e permitir maior controle sobre os defeitos de secagem, aumentando a eficiência.

Ao fazer uso de uma estufa para secar madeira a indústria terá um processo de secagem muito mais prático, rápido e controlado, proporcionando uma madeira muito mais uniforme e resistente.

 

Como funciona a estufa de secagem?

O processo de secagem da madeira ocorre a partir da movimentação da umidade das camadas internas da madeira para as camadas mais externas, até atingir a superfície, permitindo a ocorrência da evaporação.

Dessa forma, o funcionamento é bastante simples. As estufas são câmaras ou túneis onde a madeira passa por um processo mais específico de secagem.

Nelas são utilizados ventiladores que distribuem o calor gerado, através de vapor, ar quente e água quente, responsáveis por movimentar o ar quente de um ponto a outro, sempre de forma uniforme.

Assim as finalidades básicas da circulação do ar no interior de uma estufa de secagem são:

  • Transferência de calor do sistema de aquecimento para o compartimento de secagem;
  • Distribuição de calor de maneira uniforme sobre todo este compartimento;
  • Misturar e condicionar o ar (UR e Temperatura) antes da passagem pela pilha de madeira;
  • Remover a água da superfície da madeira.

 

Características de uma boa estufa para secar madeira

Nos últimos anos e com o avanço da tecnologia, as indústrias madeireiras vêm se beneficiando do aumento da produtividade através da secagem de madeiras realizadas em estufas. Com isso, há significativa redução do tempo de secagem mantendo a qualidade do produto final.

Para que a estufa atinja os resultados desejados, há a necessidade de considerar outros fatores internos, relacionados à própria madeira, e externos, relacionados às condições atmosféricas.

Dentre estes fatores temos: o tipo da madeira, o teor de umidade inicial, a espessura da madeira e o correto manuseio da estufa de secagem.

Assim, outros três fatores devem ser controlados de maneira rigorosa, a fim de permitir uma secagem mais adequada da madeira:

  1. Possibilitar uma circulação mais rápida do ar no interior da estufa;
  2. Permitir temperaturas maiores que as do ambiente externo; e
  3. Realizar uma variação controlada da umidade relativa no seu interior.

Portanto, se você tem uma indústria madeireira, considere o uso de uma boa estufa no processo de secagem, como a estufa de secagem da Engecass Caldeiras, considerando para isso diversos fatores que garantem uma matéria-prima uniforme e com máxima qualidade.

 

Quer saber mais sobre os processos de secagem? Então confira mais artigos sobre o tema no blog da Engecass Caldeiras.

 

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça a divisão vapor! | Baixar Catálogo | Engecass Vapor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Ebook

Conheça a cogeração de energia a partir da biomassa

Catálogo de Produtos Engecass Divisão vapor

Catálogo Engecass VaporConheça nossa linha completa!