Conheça os itens obrigatórios que toda caldeira deve ter

jan 31, 2022 | Caldeiras | 0 Comentários

Dentre os muitos equipamentos de importância para ambientes industriais, a caldeira é considerada um dos mais importantes. Sua função é a de gerar e acumular vapor para diversos fins.

Na atualidade, as caldeiras, sejam elas de grande ou pequeno porte, são constituídas de uma associação de itens obrigatórios apresentados na NR-13, com cada um deles tendo a função de controlar o funcionamento e principalmente a segurança operacional do equipamento.

Veja neste conteúdo, alguns dos itens que obrigatoriamente devem estar presentes nas caldeiras, independente da sua forma construtiva e do combustível utilizado.

 

NR-13: regras quanto aos principais itens obrigatórios de uma caldeira

Caldeiras são equipamentos que funcionam sempre sob alta pressão e temperatura, assim garantir a máxima segurança deste equipamento é imprescindível. Exatamente por isso, o item 13.1.4. da NR-13 exige a presença de alguns itens obrigatórios em todo tipo de caldeira.

Este item deixa bem claro que “constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens obrigatórios de uma caldeira”:

  1. a) Válvula de segurança;
  2. b) Manômetro de vapor;
  3. c) Injetor de água, em caldeiras a combustível sólido;
  4. d) Sistema de drenagem rápida;
  5. e) Controle do nível de água

A seguir você irá entender qual é a função de cada um destes itens e o porquê de eles serem obrigatórios.

 

Itens obrigatórios que toda caldeira deve possuir

De acordo com a NR-13, para garantir maior segurança operacional para o ambiente e para operadores, os seguintes itens são obrigatórios em toda caldeira.

 

a) Válvula de segurança

Usada para evitar que cargas em excesso possam comprometer a segurança de operadores e do ambiente industrial.

A válvula de segurança tem por função evitar a formação de grandes pressões no interior da caldeira. Por meio dessa válvula o equipamento libera o fluido, reduzindo o excesso de pressão e evitando sérias consequências.

 

b) Manômetro de vapor acumulado

Em uma caldeira, o manômetro é um instrumento utilizado para realizar a medição da pressão no seu interior, sendo por isso, um eficiente fator de ganho operacional. Sua leitura é de fundamental importância para os trabalhadores que operam as caldeiras, ajudando-os na segurança operacional.

 

c) Injetor de alimentação de água

Em caldeiras que realizam a queima de combustíveis sólidos, o injetor de água é uma peça bastante importante, sendo um dos itens obrigatórios exigidos pela NR-13. Sua função é suprir a alimentação de água em casos de parada da bomba d’água movida por energia elétrica.

Assim, em uma eventual queda da energia elétrica, o combustível que está no interior da fornalha continua a queimar e produzir calor, como se a caldeira estivesse em operação.

Este calor residual é suficiente para vaporizar a água da caldeira e secar os tubos que estão na fornalha. Sem o resfriamento pela água, essa exposição a altas temperaturas vai ocasionar a perda da resistência mecânica ou até mesmo explosão destes tubos.

 

d) Sistema de drenagem rápida

Este é mais um dos itens obrigatórios. Sua responsabilidade é a de realizar a rápida drenagem de água das caldeiras, sendo aplicável a caldeiras de recuperação de álcalis.

Esse sistema garante maior segurança no uso desse tipo de caldeira, permitindo uma rápida drenagem da água caso algum problema complementar tenha sido constatado.

 

e) Sistema de indicação para controle do nível de água

Caldeiras são recipientes metálicos que servem para produzir vapor através do aquecimento da água. Exatamente por isso, tem ciência de qual é o nível de água presente neste equipamento é um ponto de grande importância.

Na caldeira, o sistema de indicação do nível de água garante que esse elemento nunca fique muito baixo ou muito alto, garantindo maior segurança quanto seu uso.

Assim, se não houver água suficiente no tambor (nível baixo), os tubos de água podem secar e queimar pelo calor do fogo. Em contrapartida, se houver muita água no tambor, a água líquida pode ser transportada junto com o fluxo de vapor, causando problemas à caldeira.

 

Continue em nosso blog e saiba como escolher uma caldeira industrial de acordo com as necessidades da sua empresa.

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça a divisão vapor! | Baixar Catálogo | Engecass Vapor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Ebook

Conheça a cogeração de energia a partir da biomassa

Catálogo de Produtos Engecass Divisão vapor

Catálogo Engecass VaporConheça nossa linha completa!