A secagem da madeira é um processo bastante comum dentro da indústria madeireira atual que faz uso deste item como matéria-prima. Essa operação, que visa a retirada da umidade da madeira, pode ocorrer de forma natural ou artificial, com essa segunda possibilidade exigindo o uso da estufa para secagem de madeira.
Quando adotada pela indústria, toda estufa de secagem de madeira possibilita uma melhora significativa das propriedades físicas, mecânicas, térmicas e acústicas desta matéria-prima, com esse processo ocorrendo de uma forma muito mais rápida, controlada e eficiente.
Porém, não são todas as pessoas que sabem como, de fato, funciona uma estufa para secagem de madeira, outras pessoas não reconhecem suas qualidades.
Para ajudar nestas dúvidas, fizemos este artigo. Nele falaremos o que é e como funciona a estufa destinada à secagem da madeira, assim como os principais benefícios deste procedimento.
Como funciona uma estufa para secagem de madeira?
Por definição técnica, a secagem da madeira é uma das etapas de maior importância no processamento da indústria madeireira e/ou moveleira. Este processo consiste em reduzir o teor de umidade da madeira até um valor que seja ideal de acordo com o uso que essa madeira se destina.
Neste processo há movimentação da água das camadas internas da madeira para as camadas mais externas, até atingir a sua superfície, ocorrendo posteriormente sua evaporação.
Para que a secagem seja a mais eficiente possível, o processo deve ser conduzido no menor tempo possível, de forma economicamente viável, além de resultar em uma peça de madeira com o mínimo de defeitos.
Assim, para melhorar as propriedades dessa matéria-prima, conferindo-lhe mais qualidade, agregando valor ao produto final e aumentando sua vida útil, o uso de uma estufa para secagem de madeira torna-se imprescindível.
O interessante é que o processo de funcionamento de uma estufa para secagem de madeira é bastante simples, com o processo de secagem sendo totalmente controlado a ponto de proporcionar uma madeira bem mais uniforme e resistente.
Nestas estufas, há o uso de ventiladores axiais cuja função é a de distribuir o calor de forma uniforme, com o trabalho ocorrendo por meio do movimento do ar quente a partir de um ponto a outro. O aquecimento, por sua vez, ocorre através de radiadores movidos a vapor.
Nestes secadores, tanto o controle de umidade quanto de temperatura é feito por meio de válvulas automáticas, purgadores e damper’s, caracterizados como modernos sistemas de controle de secagem, permitindo os registros em tempo real de cada etapa. Estes, também podem ser controlados remotamente.
Secadores de madeira Engecass – Mais qualidade e eficiência na secagem
Para que o processo de secagem de madeira atinja todas as expectativas, é fundamental que a indústria tenha um secador com a máxima qualidade, como é o caso do secador da Engecass.
Como aplicação central, os secadores de madeira da Engecass são desenvolvidos para realizar o processo de secagem da madeira de forma bem mais rápida e eficiente, com significativa redução de defeitos e custos de produção reduzidos.
Dessa forma, o uso de uma estufa para secagem de madeira visa agregar valor à matéria-prima. Mas há também uma série de vantagens complementares que estimulam sua utilização, tais como:
- Por ocorrer em um ambiente totalmente fechado, há melhor controle da temperatura, velocidade do ar, tempo e demais características garantidoras de uma boa secagem;
- Após passar pela estufa, a madeira terá significativa redução de peso, facilitando o seu manuseio nas diversas aplicações;
- Maior facilidade ao transporte;
- A madeira terá sua resistência aumentada, principalmente contra o apodrecimento e ação de insetos;
- As propriedades mecânicas da madeira serão alteradas positivamente, tornando-a mais durável e resistente à compressão;
- Aumento da resistência elétrica da madeira, melhorando suas propriedades de isolamento térmico e acústico;
Além de todas essas qualidades, os secadores de madeira fabricados pela Engecass permitem também maior otimização do tempo de secagem, aumentando a capacidade de produção, além de não depender das condições climáticas para uma boa secagem, visto que todos os parâmetros são controlados.
Por fim, o uso da estufa de secagem de madeira Engecass não exige grandes espaços para sua instalação, além de aumentar a capacidade de produção.
Quer saber mais sobre as estufas para secagem de madeira e demais equipamentos da Engecass? Então confira nosso blog e fique por dentro das novidades na área de caldeiraria.
0 comentários