Você já ouviu falar nas caldeiras a biomassa para uso industrial? Certamente sim, afinal o equipamento e o insumo representam uma importante oportunidade na geração energética, principalmente com o advento da indústria 4.0.
A principal razão que indústrias têm optado pelas caldeiras a biomassa está associada à geração energética que permite a redução dos custos na produção de vapor. Além disso, os ganhos ambientais são bastante significativos.
Diante disso, convidamos você a entender os benefícios da escolha da caldeira a biomassa na geração energética, principalmente quanto à economia e na sustentabilidade ambiental.
Caldeira a biomassa: relação direta com a sustentabilidade ambiental
Adotar práticas sustentáveis são essenciais para ajudar o futuro do planeta e, especificamente para o ambiente industrial e agroindustrial, uma das melhores ações relacionam-se ao uso de caldeiras a biomassa.
Isso porque a biomassa é caracterizada como energia renovável e menos poluente que demais combustíveis, como os derivados de combustíveis fósseis. Assim, do ponto de vista da sustentabilidade, as vantagens do uso de uma caldeira a biomassa estão relacionadas à:
- Não emissão de dióxido de enxofre, considerado poluente ao meio ambiente;
- É um combustível renovável, além de ser totalmente limpo;
- Permite maior eficiência energética;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos, impedindo que estes tenham destinos não corretos.
Além da sustentabilidade, as indústrias buscam cada vez mais a adoção de estratégias e medidas que visem redução de seus custos, principalmente quanto ao consumo de combustíveis, como veremos a seguir.
Maior economia: um dos benefícios de toda caldeira a biomassa
Além de fazer uso de uma fonte energética renovável, a caldeira a biomassa apresenta vantagens significativas quanto ao custo de operação, principalmente em ambientes onde os combustíveis mais comuns são escassos, com preços cada vez mais elevados.
Por oferecer uma eficiência mais alta, a caldeira a biomassa tem menor desperdício de insumo durante a queima com maior aproveitamento na geração energética, o que traz menor uso de combustível.
Assim, dentre os benefícios econômicos, vale ressaltar:
A biomassa é mais barata que outros combustíveis
Os custos para adquirir diferentes opções em biomassa são mais competitivos, principalmente quando comparados aos combustíveis fósseis.
Associado a isso, observamos que o Brasil é um país beneficiado na produção da biomassa, principalmente pelas características edafoclimáticas. Com isso, diversas são as fontes de biomassa economicamente competitivas que podem ser utilizadas pela indústria.
Com maior possibilidade de geração de biomassa, essa naturalmente se torna uma das alternativas mais promissoras do ponto de vista econômico, contribuindo para que o Brasil tenha um futuro energético bem mais sustentável.
Com isso, diante de uma boa disponibilidade regional e proximidade do setor consumidor, a biomassa configura-se como um excelente combustível na geração energética em caldeiras.
Avanços tecnológicos em projetos da caldeira a biomassa
Além do menor custo do combustível (biomassa), a indústria 4.0 vem trazendo um grande avanço tecnológico para modernização das caldeiras, sendo projetada para proporcionar uma queima mais eficiente do combustível.
Tais tecnologias estão proporcionando o aproveitamento máximo da energia do combustível, com o mínimo de geração de gases poluentes. Haverá economia na queima do combustível associada à sustentabilidade.
Porém, diante desses benefícios é importante citar que o segredo está na experiência, solidez e comprometimento da empresa e dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de uma caldeira a biomassa.
Neste sentido, a Engecass Caldeiras está há 26 anos desenvolvendo e fabricando o que há de melhor em máquinas e equipamentos térmicos, caso de caldeiras flamotubulares e aquatubulares.
A Engecass cuida para que tudo seja feito com qualidade, segurança e durabilidade para nossos clientes, considerando cada projeto especial.
Quer saber mais sobre caldeiras? Então baixe nosso catálogo e conheça a divisão de vapor da Engecass Caldeiras.
0 comentários