Secador de madeira: Como funciona e porque ter um na sua indústria

Maio 14, 2021 | Secador de madeira | 0 Comentários

A secagem representa uma das etapas mais importantes no processamento da madeira. Além de melhorar diversas propriedades dessa matéria-prima, confere qualidade e agrega valor ao produto final, aumentando a vida útil. Exatamente por isso, dispor de um bom secador de madeira é imprescindível para a indústria.

Com um funcionamento semelhante às estufas, o secador de madeira é adotado pelas indústrias para que o procedimento de secagem ocorra de forma muito mais rápida e com o mínimo de defeitos, mantendo a qualidade e reduzindo os custos de produção.

Mas você sabe como funciona o secador de madeira? Te convidamos a entender melhor como se dá o funcionamento que faz deste equipamento e as razões pelas quais ele é tão essencial para as indústrias.

 

Funcionamento do secador de madeira: Simples e eficiente

Para indústrias que trabalham com a madeira é extremamente importante realizar a secagem dessa matéria-prima para que a qualidade do produto final não seja afetada. Afinal, a secagem incorreta ocasiona diversos problemas, tanto no material quanto nos processos.

Por essa razão o secador de madeira é a parte mais importante do método de secagem artificial nesse segmento. No método, a madeira é inserida em estufas com total controle da temperatura, umidade e circulação de ar.

Para o funcionamento, são utilizados ventiladores, cuja função é a distribuição do calor. Eles são essenciais, já que o trabalho de secagem acontece por meio da movimentação do ar quente de um ponto a outro do equipamento, permitindo assim uma secagem mais uniforme.

Essa maior capacidade de controle das condições atmosféricas auxilia na redução do tempo de secagem da madeira, evitando defeitos e deformidades.

Um exemplo da diferença deste método de secagem para o método natural é o da madeira de Eucalipto.

Ela necessita de condições mais suaves de secagem, levando 18 a 21 dias para secagem em estufa até que atinja em um teor de umidade ideal, sendo que em casos de madeira de baixa densidade e juvenil o tempo é reduzido a 10 dias. Já na secagem natural, pode ser superior a 4 meses, estando sujeita às variações climáticas.

Secador de madeira | Engecass Vapor

 

Por que sua indústria precisa de um secador de madeira?

O uso de um secador de madeira pela indústria é essencial por muitas razões. Em um primeiro momento, prioriza a qualidade e agrega valor ao produto final. Mas, além disso, apresenta uma série de outras vantagens que estimulam o uso pelas indústrias, tais como:

  • Permite total controle da temperatura, velocidade do ar e tempo de secagem;
  • A redução de peso facilita o manuseio da madeira nas diversas aplicações, caso da maior facilidade de transporte;
  • A resistência da madeira é aumentada, principalmente contra o apodrecimento e ação de insetos e pragas;
  • As propriedades mecânicas da madeira são melhoradas, fazendo com que ela fique mais durável e resistente à compressão;
  • A resistência elétrica da madeira é melhorada, auxiliando no isolamento térmico e acústico;

Além disso, a otimização do tempo e o aumento da capacidade de produção são dois grandes motivos que vão estimular sua indústria a adotar um secador de madeira, sem que sejam demandados grandes espaços nas dependências.

 

Secador de madeira Engecass: maior produção e qualidade da madeira

Agora que você entende a importância de ter um secador de madeira na sua indústria, convidamos você a conhecer os secadores desenvolvidos pela Engecass.

Estes secadores permitem o carregamento da madeira serrada feito por meio de empilhadeira ou por vagonete. A ventilação da estufa ocorre por meio de ventiladores axiais, com o aquecimento feito por radiadores movidos a vapor.

Além disso, o controle de umidade e temperatura ocorre por meio de válvulas automáticas, purgadores e damper’s, caracterizados como modernos sistemas de controle de secagem, permitindo os registros em tempo real de cada etapa.

Diante disso tudo, os secadores de madeira da Engecass são desenvolvidos exclusivamente para a sua indústria. Eles vão ajudar você a realizar a secagem das madeiras de forma mais rápida e eficiente sem perder a qualidade.

 

Para saber mais sobre os secadores de madeira, te convidamos a acessar nossa página exclusiva sobre o equipamento.

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça a divisão vapor! | Baixar Catálogo | Engecass Vapor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Ebook

Conheça a cogeração de energia a partir da biomassa

Catálogo de Produtos Engecass Divisão vapor

Catálogo Engecass VaporConheça nossa linha completa!