Dentro de uma indústria têxtil, o tingimento de diferentes tecidos é um processo bastante comum para dar uma nova cor à roupa. Mas você sabia que ter uma caldeira é imprescindível neste processo?
Responsável por gerar vapor em grandes quantidades, a caldeira é um dos equipamentos de maior importância na indústria têxtil. Além de ser utilizada no tingimento, o vapor gerado pela caldeira é também empregado nos setores de secagem, engomagem, lavagem e passadoria.
Convidamos você a conhecer porque é tão importante ter uma boa caldeira para gerar vapor em volumes suficientes em qualquer indústria têxtil.
Indústria têxtil: Grande representatividade no cenário nacional
No cenário nacional, a participação da indústria têxtil é muito grande. Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit) apontam que o setor gera 1,36 milhões de empregos diretos, gerados por cerca de 24 mil indústrias do segmento.
Com isso, essa indústria é a 2º maior empregadora entre as indústrias de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos).
A indústria têxtil também acompanha as inovações tanto da moda quanto da tecnologia. Assim, de períodos em períodos surgem novas tendências e estratégias para otimizar a produção e potencializar os resultados.
Com isso, o segmento está sempre passando por diversas transformações, mas uma necessidade nunca muda: o amplo uso de vapor!
Este é um insumo gerado por uma caldeira utilizado em praticamente todos os processos, da tinturaria à etapa final destinada ao ato de passar a roupa.
Dessa forma, fábricas de tecidos são setores que dependem de elevadas quantidades de vapor destinado ao aquecimento da água utilizada em todos os processos.
Vapor gerado pela caldeira: Insumo de grande importância em uma indústria têxtil
Você consegue citar duas matérias-primas de maior necessidade em uma indústria têxtil?
O primeiro é naturalmente o tecido! Afinal, sem isso não há produção! E o segundo, você sabe qual é?
Necessário em praticamente todos os processos, o segundo insumo mais importante é o vapor. Ele é demandado nas etapas de tinturaria, engomagem, secagem, lavagem e passadoria.
Assim, os seguintes departamentos dependem de grandes volumes de vapor:
-
Tinturaria
Dentro da indústria têxtil, a tinturaria é responsável pelo tingimento dos tecidos. Basicamente, neste processo há uma ação química responsável pela modificação da cor da fibra de tecido através da aplicação de corantes submetidas ao calor.
-
Engomagem
A engomagem é um processo caracterizado pelo revestimento dos fios com uma camada de substância que aglutina as fibras ou filamentos, protegendo os fios do contato com os equipamentos do tear.
Nessa etapa, há a necessidade de aquecimento da mistura da goma e isso só é possível quando há vapor gerado por uma caldeira.
-
Secagem e lavagem
Geralmente, toda fábrica de roupas é, acima de tudo, uma fábrica de beneficiamento e as etapas finais desse beneficiamento é secagem e lavagem dos produtos. Essas etapas garantem melhor acabamento e permite obter um tecido com maior brilho e também melhor toque.
Estes processos dependem também de altos volumes de água aquecida, reforçando mais uma vez a importância da caldeira nessa indústria.
-
Passadoria industrial
Por fim, o último processo realizado em uma indústria têxtil é a passadoria. Basicamente, este processo realiza a passagem da roupa, mas no ambiente industrial há o uso de ferramentas específicas, como o ferro industrial a vapor.
Essa ferramenta é destinada ao ato de passar roupas e tecidos que são produzidos em grandes quantidades. Mas para isso, elevados volumes de vapor são necessários.
Assim, para a produção de diferentes tipos de tecidos e peças de vestuário, a geração de vapor realizada por uma caldeira adquire grande importância em uma indústria têxtil, devendo por isso ser verificada e acompanhada de perto.
Caldeiras Engecass: Muitas aplicações e benefícios para a indústria têxtil
A Engecass é uma empresa fabricante de caldeiras que cuida para que tudo seja feito com qualidade, segurança e durabilidade para seus clientes, considerando cada projeto como sendo especial e único.
Por isso cuidamos com a fabricação de cada caldeira, garantindo a inovação para que as indústrias mantenham seus processos produtivos sempre rodando.
A Engecass projeta e fabrica as melhores caldeiras para que a indústria têxtil realize todas suas etapas.
Como características diferenciadas, as caldeiras Engecass proporcionam:
- Maior área de troca térmica;
- Rápida resposta as variações do processo produtivo;
- Altas eficiências térmicas e confiabilidade operacional;
- Baixos custos de operação e instalação.
Dessa forma, se você tem uma indústria têxtil, certamente irá depender de uma caldeira industrial, e as caldeiras da Engecass são as melhores do mercado. Vale conferir.
Acesse o blog da Engecass – divisão vapor e saiba muito mais sobre tudo o que se relaciona às caldeiras.
0 comentários