Uma caldeira a biomassa é hoje um dos equipamentos mais utilizados para gerar calor e vapor com grande eficiência e maior segurança em processos industriais. Dentre os diversos setores, a indústria alimentícia é uma das grandes beneficiadas ao adotar esse tipo de equipamento.
A caldeira a biomassa possui a função de produzir vapor em grandes quantidades através da queima de combustíveis e consequente aquecimento da água, alimentando assim máquinas e autoclaves, além de auxiliar em muitas outras atividades dentro do setor alimentício.
Entenda então quais são os principais usos do vapor na indústria alimentícia e saiba porque dispor de uma caldeira a biomassa torna-se uma medida fundamental para esse tipo de negócio no atual momento.
O uso do vapor na indústria alimentícia
Na indústria alimentícia, o uso do vapor é bastante diverso, sendo utilizado em muitas necessidades. Ele é aplicado tanto para geração de energia, através do vapor superaquecido que move turbinas a alta pressão, quanto para esterilização em setores específicos. Pode ser também usado em processos de pasteurização de alimentos e bebidas.
Sendo assim, dentro da indústria de alimentos, toda boa caldeira a biomassa permite a geração de vapor essencialmente para processos térmicos, utilizados em uma infinidade de processos.
Na indústria alimentícia o processamento térmico está associado à aplicação de calor ao alimento ou ao equipamento durante um certo período de tempo e a uma temperatura cientificamente determinada para alcançar a esterilidade comercial do alimento ou a total higienização do equipamento.
Exatamente por tudo isso, uma caldeira a biomassa torna-se um dos equipamentos imprescindíveis para toda a indústria alimentícia, como veremos a seguir.
[rock-convert-pdf id=”266″]
Uso da caldeira a biomassa na indústria alimentícia
Em todos os setores relacionados à indústria de alimentos, vimos que o vapor é um elemento fundamental. Ele é gerado por uma caldeira a biomassa e posteriormente utilizado em muitas necessidades, tais como:
- Operação de autoclaves e esterilizadores;
- Esterilização de equipamentos que fazem parte de todo o processo de produção;
- Esterilização de reatores, tanques e tubulações de todo o sistema;
- Manutenção de barreiras de esterilização em sistemas de bloqueio e sangria, no caso da indústria frigorífica;
- Injeção direta e cozimento;
- Pasteurização, principalmente na indústria de laticínios;
- Umidificação de ambientes.
Além das grandes indústrias alimentícias, as caldeiras a biomassa também são adotadas para a geração de energia em pequenos processos fabris, como padarias e pequenas fábricas destinadas a produção de alimentos processados, doces e bebidas.
Nestes ambientes em específico, as caldeiras podem fornecer energia para abastecer fogões industriais e aquecimento de tanques destinados a várias funcionalidades.
Caldeira a biomassa na indústria de alimentos: Por que ter uma?
Você viu até aqui que dispor de uma caldeira na geração de vapor é medida fundamental para o bom funcionamento da indústria alimentícia. Mas você sabe porque optar por uma caldeira a biomassa representa uma decisão ainda mais importante para o setor?
A razão para isso é que a biomassa usada como combustível para caldeiras permite um ganho em sustentabilidade bastante grande, principalmente devido à neutralidade do ciclo de carbono, já que grande parte do dióxido de carbono emitido durante a combustão equivale à quantidade absorvida para o desenvolvimento da planta.
Além disso, toda indústria de alimentos terá a conquista de muitos outros benefícios quando opta por uma caldeira a biomassa, tais como:
- A biomassa é um combustível mais acessível e barato;
- Permite a geração de renda e empregos às comunidades locais;
- Exige um processo de manutenção mais reduzido, principalmente pela reduzida produção de cinzas. Algumas caldeiras a biomassa podem ser totalmente automatizadas, facilitando limpezas programadas;
- Faz uso de um combustível renovável;
Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar que o atual consumidor busca cada vez mais produtos e alimentos daquelas empresas que priorizam os cuidados com o meio ambiente.
Assim, quando a indústria alimentícia tem uma caldeira a biomassa ela naturalmente passará a adotar uma imagem mais ecológica e alinhada com a sustentabilidade para a sua empresa, induzindo o consumidor a optar pelos seus produtos.
Para conhecer as melhores caldeiras para sua indústria alimentícia, baixe nosso catálogo e conheça mais sobre a divisão de vapor da Engecass.
Tenho muito interesse em conhecer mais esse assunto
Boa tarde,
Somos fabricantes de sopradores de fuligem, localizados em Sertãozinho/SP,
Gostaríamos de manter contato para apresentar nossa empresa, produtos e
serviços.
Certos de sua atenção ficamos no aguardo de seu retorno
Grato
Alberto Lopes